IMG-4001_edited.jpg

A ARTESA

~

A ANCESTRALIDADE ENCONTRA MANEIRAS

A história da Pão do Jalapão começa com July, que tem a panificação em suas raízes. Sua mãe, quando adolescente, trabalhou numa padaria portuguesa no Pará, sua terra natal. Na infância, a padaria dos tios cearenses era o cenário das férias escolares. Iniciou seus estudos sobre pão em 2015, que se antecederam por uma temporada na Europa e a oportunidade de experimentar diferentes pães. Através de leituras do pesquisador Michael Pollan, apaixonou-se pela fermentação selvagem e seus benefícios. Seus estudos incluem a Levain - Escola de Panificação e o Senac. Desde então, dedica-se a essa grande paixão e ao aperfeiçoamento de técnicas.

 
3F63F809-264C-439C-90A4-192FCC75466D.jpg

A PADARIA

DO ARAGUAIA PARA O JALAPÃO

Da infância às margens do rio Araguaia, July aplica a sintonia com a natureza em tudo que faz. Em 2017, mudou-se para o Jalapão, refúgio natural à leste do Tocantins. Em 2018, criou a Pão do Jalapão, percebendo que a rusticidade dos pães tinha tudo a ver com a imponência do território. No Jalapão, plantou, ouviu histórias, fez de tudo um pouco. Uma experiência marcante foi com a bioconstrução, que trouxe um aprendizado interessante: "manusear a terra remete ao ato de cozinhar. A depender da técnica empreendida para construir, é  preciso trabalhar a massa de argila, algo como sová-la; a palha, que aumenta a resistência e a tensão, é como se fosse o glúten, ajudando a evitar rachaduras; a finalização lembra a confeitaria. O acabamento das paredes, que pode ser com garrafas de vidro, remete à finalização de bolos. Espatular, alisar, cobrir, moldar, modelar...  A cozinha está ligada a terra mesmo quando não parece".

Após criada, a PDJ começou atendendo primeiro a amigos próximos e moradores locais, e também a agência de viagens Praia Rica Jalapão, criada por July e seu marido, Pedro. Com o tempo, foram atendidas outras agências e alguns pedidos de Palmas. Em 2020, nossa cozinha mudou para Taquaruçu do Porto, região serrana de Palmas, inaugurando um novo capítulo dessa história, escrita com muito carinho e paixão.

8A3DF6D9-B94E-4452-95B5-65EFD625F5E6.jpe
26DBAD20-F61A-43EB-84EF-214D85DF4CF6.jpg
dsc_0017.jpg
IMG_5154.JPG
vsco-photo-4.jpg
 
 

A ENERGIA

Nos movemos pela paixão à natureza e todas as possibilidades que a vida traz. Ao mesmo tempo que fazemos pão, viajamos, colhemos, plantamos, andamos de skate ou de bicicleta. Fazemos #pãoeoutrasmodas. 

Nossa energia está no que acreditamos, na vida bem vivida e na comida de verdade. Ingredientes frescos, farinhas orgânicas de agricultores familiares e que respeitam a terra, bons ingredientes que geram menos impacto ao planeta. Falamos de pães frescos, macios, de casca crocante, aromáticos, para nutrir o corpo e alimentar a alma.

IMG_9726.jpg
IMG-9649.JPG

A EXPERIENCIA

^

E sobretudo, fazermos pão para que você celebre. A vida, as amizades, a família, a boa mesa, A SI MESMO. Um café tardio numa manhã preguiçosa de domingo, um brunch com os amigos, uma receita para a família, um jantar acompanhado de alguém especial ou o lanche despretensioso do meio da tarde. Acreditamos que para celebrar não é preciso hora nem ocasião especial, você só precisa da melhor das companhias: você. Se for com uma bela fatia de pão tostadinho, melhor ainda.